(Vídeo) O primeiro passo: A Ponderação

No método dos 8Ps da Educação Financeira Comportamental o primeiro passo é aprender a ponderar. Estou aproveitando que todas as terças-feiras, no programa Tarde CBN, no quadro de Finanças Pessoais, vou deixar a transmissão ao vivo gravada pra vocês poderem acompanhar.

Essa semana falamos da Ponderação.

Ponderar é o ato de quem sabe considerar preponderâncias, examinar com atenção e minúcia; avaliar, apreciar, pensar muito a respeito; meditar, refletir com o intuito de  atribuir pesos e valores (objetivos e subjetivos) a (diversas grandezas) para calcular um resultado.

A ponderação é um hábito que precisamos criar e aprimorar constantemente. Infelizmente alguns começam a praticá-lo apenas após longos caminhos tortuosos já passados e outros já começam a caminhar ponderando como aproveitar o máximo seus próprios recursos e como ampliar suas vantagens.

O foco na ponderação deve ser o que chamamos de posicionamento nas técnicas de planejamento. Para a educação financeira posicionar-se significa continuamente evoluir seu auto-conhecimento e seu comprometimento consigo mesmo. Quando a pessoa consegue com equilíbrio e maturidade responder a si mesmo algumas questões essenciais, como, qual é seu desejo em relação a sua vida profissional e pessoal, quais são as suas limitações, o que é sucesso para ela, quais as suas prioridades, quais são seus valores essenciais e etc. Poderá então definir suas metas, e estará em condições, de partir para os outros passos.

Como são suas atitudes em todos os papeis sociais na sua vida: filho ou filha, estudante, pai ou mãe, empregador ou empregado. Papel é aquilo que te define na sociedade. Aos poucos isso evolui e você analisa mais profundamente como é sua relação com parentes, amigos, colegas de trabalho, professores. Entao você passa a ter melhores respostas sobre aquilo que realmente é importante pra você e como colaborar com aqueles que estão imediatamente ligados a você ou dependentes de você.

Hoje em dia já vivemos reflexos de, por exemplo o que é uma espécie de ˜filhocentrismo”…

Estamos educando corretamente os filhos? Ou estou ensinando-os a serem adultos egoístas? E consequentemente mal educados financeiramente?

Dependendo do comportamento que imprimimos em nossos filhos, as coisas ficam mais difíceis pra eles ao lidarem com seus próprios posicionamentos.

Assista…

 

Related posts

Leave a Comment